Átila Milanio é um designer gráfico brasileiro apaixonado pela diversidade africana, em específico moçambicana. Milanio já esteve em Moçambique para trabalhar como Designer Gráfico e Director de Arte por 4 meses na agência DDB Moçambique.
Em 2015, Átila Milanio desenvolveu a Xilosa, tipografia inspirada nos livretos de Cordel. Basicamente, as narrativas do Cordel são expressões da cultura do nordeste do Brasil e só para ter uma ideia da grande influência dessa cultura, a marca de Cerveja Txilar usa uma família tipográfica inspirada também nos livretos de Cordel e que também foi desenvolvida por Brasileiros.
Após a concepção e divulgação da tipografia Xilosa, Àtila Milanio tem notado a cada dia, segundo suas palavras, “os diferentes usos dessa tipografia”, facto este que considera ser surpreendente e satisfatório ver um projecto por ele desenvolvido a resolver problemas de comunicação visual.
Após o sucesso dessa tipografia por ele criada, durante o tempo em que Milanio residia em Moçambique, concretamente Maputo em missão de trabalho, desenvolveu uma outra tipografia como resultado da admiração e apreciação desta linda Cidade.
Para os meios considerados sofisticados e adequados para a concepção tipográfica, Àtila Milanio decidiu fazer diferente em que que pudesse incorporar no seu trabalho o DNA moçambicano através da participação de artistas e artesãos. Mostrando a proeza de um Director de Arte, ele criou bases que pudessem orientar as pessoas que concordaram em participar no projecto que resultou na criação de “Maningue Staile”.
“Maningue Staile” é uma fonte tipográfica que foi desenvolvida através de técnica do BATIK, “em que o desenho é produzido por sucessivos tingimentos em tecidos, protegidos por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas eram tingidas”, segundo a sua explicação.
Este projecto é resultado da conexão que ele sente pelo país e com as pessoas residentes nele. Em suas conversas, Átila Milanio tem salietando bastante a necessidade da criação da ponte Brasil-Moçambique, facto este que culminou com o primeiro evento tipográfico em Moçambique iniciativa da NTUANANA coordenado por Aboubakar Bin e Átila Milanio com a realização da DEZAINE, tendo como primeiro convidado o professor e tipógrafo Buggy, autor do MECOtipo (manual de construção tipográfica).
Evento este que permitiu uma conexão entre aspirantes a tipógrafos e apaixonados por essa área de design, onde os participantes eram quase gente de todo país que foram seleccionadas com base num cadastro prévio.
0 Comentários