No mundo da moda, onde a criatividade é uma expressão de, muitas vezes, identidade, há designers que tendem a caminham além da actividade comum de criação e apresentação dos seus trabalhos, para se tornarem agentes de transformação social.
Neste contexto, destaca-se o fashion designer moçambicano Alberto Correia, mais conhecido no meio artístico por Adecoal, cuja última colecção, intitulada Black Angels, não é apenas uma manifestação estética, mas um veículo para promoção do empoderamento negro.
Ao criar peças que são mais do que tecido, Adecoal busca incitar reflexões e impulsionar a celebração da pessoa negra, desafiando padrões estabelecidos socialmente e construindo um caminho para encontrar a igualdade e a inclusão.
O seu design e arte (dizemos “arte” pois além de designer, Adecoal é artista visual), assim como explicou-nos, têm a intenção de provocar, despertar intriga e estimular as pessoas a questionarem sobre verdades que são desconfortáveis ou ignoradas. Tal abordagem cria uma atmosfera de reflexão e de desenvolvimento de pensamento crítico e ainda justificou “as pessoas mudam quando começam a pensar e para iniciar esse processo é preciso ter dúvida e questionar”.
No fundo, sua intenção é promover uma análise mais profunda e despertar a consciência através da sua expressão artística provocativa, por isso, em Black Angels, Adecoal põe à montra camisetas e peças jeans wear, concretamente jackets, saias e conjuntos, toda colecção associada à ícones culturais, nacionais e internacionais, com quem teve o prazer de estar e conversar sobre os mesmos ideais); e frases de empoderamento.
“Nós temos nossas próprias crenças e visões e somos cheios de poder, também merecemos um lugar de destaque na composição do globo” disse à equipa da Design Informa e ainda reforçou “o Black Angels é para todos os negros e toda gente que não tem noção do seu poder, mas tem esse poder, só não exerce".
Ao longo da conversa, não escondeu seu desejo e confessou “ esta é uma forma de conduzir às pessoas ao exercício da sua força, no que diz respeito aos seus objectivos de vida, e devemos passar a nos valorizar um pouco mais”.
Desta sua colecção mais recente, a ênfase é dada às camisetas porque “chegam com a mensagem muito mais rápido a qualquer parte do mundo”, esclareceu.
Vale referenciar que Adecoal é artista plástico e designer (já operou em Graphic Design e Product Design, além de Fashion Design, área a que se dedica nos últimos anos). É formado em Design pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC).
Conta com participações, enquanto artista e designer, no Mozambique Fashion Week. É fundador da marca Adecoal Wear. Seu interesse pela pintura é desde tenra idade e ao longo do percurso, adquiriu várias formas de manifestação visual. É autor de várias obras de pintura em telas, com destaque para Black Jesus, cujo conceito principal, não muito longe da sua colecção mais recente, é a manifestação de poder das pessoas negras e como disse “um negro também pode salvar o mundo”.
0 Comentários