Amândio Afonso é moçambicano residente na cidade de Maputo. Actua como docente, artista gráfico e entusiasta em linguística e produção musical. É actualmente o principal responsável pelos arranjos gráficos dos projectos editoriais da Editora Kulera desde a sua fundação.
Ele é um autodidata que iniciou a sua aventura de arranjos gráficos (assim como prefere classificar) para satisfazer uma necessidade partilhada pelo seu companheiro e o fundador da Kulera, Magus.
Para além de trabalhar para Kulera, Amândio Afonso colaborou com editoras como a Ethale Publishing e Kuphaya, assim como para a Revista Kilimar sediada em Quelimane.
Durante a conversa com a nossa equipa, Amândio esclareceu-nos que o que o move na busca contínua por meios de compreender este campo de actividade que é o design gráfico (embora ele rejeite o título de Designer gráfico, preferindo ser chamado por Artista gráfico), é a incrível conexão que o operador pode ter com os softwares, dando a eles um comando que vai executar de acordo com o pretendido, esclarece ao contar-nos que o software que faz o uso no dia-a-dia é Adobe InDesign, programa próprio para projectos editoriais.
Esse facto resulta da crença de que “acelerar o processo criativo é importante porque permite maior eficiência, produtividade, adaptação às mudanças do mercado, satisfação do cliente e fomenta inovação”, diz Amândio.
E acelerar o processo resulta, para Amândio, do domínio das funcionalidades dos softwares. Por isso considera essencial aos designers buscarem compreender as ferramentas que usam no seu dia-a-dia porque isto de alguma forma ajuda a optimizar e aprimorar processos.
Sem contar que quando se tem domínio das ferramentas podem desfrutar dos benefícios como “a capacidade de automatizar tarefas repetitivas e isso inclui a criação de estilos de objectos e de textos predefinido”.
Amândio acredita que “dominar uma ferramenta é uma habilidade essencial para os diagramadores que desejam acelerar e aprimorar o processo criativo”, tendo dito também que “os diagramadores podem não apenas aumentar sua eficiência e produtividade, mas também garantir que seus projectos atendam aos mais altos padrões de qualidade e profissionalismo”.
1 Comentários
O meu grande amigo desde o ensino secundário, fazíamos muito instrumentais juntos antes da minha entrada de cabeça no Motion Design, gostei de ver a curiosidade do Amândio ao se aventurar para o mundo do design e gostei mais porque notei que ele também se apaixonou por este mundo magnifico e estranho. Gosto porque pude apreciar o desenrolar desta história e endereçar as minhas forças ao meu amigo.
ResponderEliminar