Temos o caso da Marta Vânia Uetela, ela que é designer industrial com grande potencial para o empreendedorismo. Essa profissional através da união entre a engenharia e o design pôde, com seus conhecimentos, olhar para um problema real e buscar por soluções através das ferramentas que tinha a sua disposição.
Geralmente são várias expressões que se usam no mercado criativo para descrever as possibilidades ou maneiras de olhar para um problema e buscar por melhores formas de proceder para encontrar resultados ou soluções que, de facto, funcionam como “Pense globalmente e aja localmente”, que foi o caso da Marta Uetela.
Ao se confrontar com um problema real em que seu colega sofrera acidente, Marta Uetela sentiu a necessidade de agir para ajuda-lo e através das habilidades que possuía na altura decidiu fazer o uso do casamento entre o design e a engenharia para melhorar significativamente a vida dele.
Sem ignorar os princípios de design que pressupõem optimização de processos e da funcionalidade da solução, Marta Vânia Uetela foi bastante feliz ao combinar a estética aparente (visual) com a estética funcional da prótese.
Devido ao problema que originou a necessidade de se criar a prótese, é admirável a capacidade e diligência dessa profissional em olhar também para esse caso como oportunidade de “curar” a natureza, isto porque os materiais usados para fazer as próteses são encontrados no mar e a sua produção é de baixo custo que permite com que qualquer um com as mesmas necessidades possa adquir.
0 Comentários