A Keeto – Estudio Criativo foi fundada por volta de 2013, por dois designers moçambicanos e também docentes do Instituto Superior de Artes e Cultura – ISArC, Cláudio Mangujo e René Chambal. Estes dois profissionais já fizeram trabalhos de design de produto para a Standard Bank Moç.
Em meio a tantas dúvidas referentes as vantagens e desvantagens em trabalhar como designer de produto em Moçambique, estes dois profissionais aceitaram o desafio de unir as forças para criar um estúdio que se dedicasse na concepção e materialização de produtos para o uso diário, num mercado em que o papel do designer de produto, principalmente, é ainda precoce.
Torna-se crucial esclarecer que a tarefa de um designer está mais centrada na concepção que na própria execução, embora este tenha de fazer o acompanhamento do projecto para garantir que o trabalho final corresponda as necessidades de quem as propôs.
É mesmo neste âmbito que estes profissionais têm revelado as suas destrezas nesse campo, ao se desafiarem em resgatar elementos dos artefactos tradicionais para readaptar à realidade actual, onde pessoas têm as mesmas necessidades, mas com valores estéticos diferentes. Com essa atitude, eles desenvolveram um projecto que se denomina etnos com o objectivo de criar objectos mais leves, e económicos, e que carregassem em si os simbolismos da cultura do público para quem se projecta.
Dentre vários projectos notórios concebidos pela Keeto, o “XIGUIANE” reflecte bastante a missão desses audaciosos profissionais. Como eles mesmos colocaram: “Redesenhamos novas linhas de um produto que representa parte da nossa cultura material. A mala Xiguiane com um design mais subtil, leve e funcional com características simbólicas que mantêm o vínculo com as malas tradicionais”.
0 Comentários