O conceito de criatividade, por muito tempo, esteve aliado a genialidade. Embora pesquisadores e projectivas tenham sempre advogado que profissionais criativos produzem trabalhos impactantes como resultado da disciplina do modo de fazer inerente à suas áreas; dito de outra forma, para se ser criativo é necessário conhecer as diversas formas de proceder durante um projecto e pensar-se no impacto do resultado final.
Lesley-Ann Noel lança o seu livro “Design Social Change” com o objectivo de orientar, dando à luz aos criativos que não se veem capazes de gerar resultados em seus trabalhos a se autodescobrirem, assim como possibilitar uma visão construtiva e impactante aos criativos que acreditam menos no poder de concepção, para não dizer de criação.
Lesley foi motivada a escrever este livro devido a necessidade de permitir com que as pessoas possam identificar em si o poder criativo, considerando que há culturas ou países que são excluídos nas pesquisas históricas, facto que contribui para a cegueira criativa.
Ela ainda acredita que a melhor forma de se projectar ou gerar impacto social é o facto ou a atitude de que os criativos podem desenvolver ao olharem para o que está a sua volta, numa perspectiva crítica e numa mesclagem do objectivismo com o subjectivismo. Essa motivação foi desencadeada pela sua paixão de viajar, estando em países como Brasil e Moçambique, onde percebeu a influência da exclusão de histórias próprias nas academias, visto que essas têm o poder enorme na configuração intelectual dos indivíduos.
Para além deste livro, Lesley fez parte dos autores que contribuíram para o livro vigoroso sobre o design sob perspectiva africana e pessoas negras o “The Black Experience in Design”.
0 Comentários