Azarias Hele é um jovem moçambicano que ocupa o cargo de designer gráfico Sénior & Art Director na Agência Grow. Ele também ocupou o cargo de Art Director na Agência Signus Creative Agency, essa que foi a primeira agência na qual trabalhou. Ele já trabalhou com marcas como Standard Bank, FNB, Global Alliance, Prudence Preservativos, Moza Banco, Mozambikes, WaterAid, e entre várias outras marcas. É fundador da Eksoda, canal que se dedica também na divulgação de conteúdos de design, e é colunista da Revista Brasileira Design Culture.
Durante a sua formação em Design gráfico pela Universidade Pedagógica de Maputo, ele buscava desenvolver as suas habilidades para além do que aprendia durante as aulas. Ele comentou com a team da Designinforma que após as suas aulas teóricas buscava por meios dos materiais disponíveis na faculdade aprimorar as suas habilidades práticas, facto que contribuiu bastante para que pudesse dominar o programa Adobe illustrator, habilidade essa que o possibilita brilhar por onde passa hoje em dia.
Ele ainda nos contou que junto do seu colega Tony Valeta na altura, que é actualmente fundador da Baoba Academy – escola independente que dá formações de UX Designer – sentiam que o ambiente da sala de aulas era bom, mas não o suficiente para o que ambicionavam.
Durante o ano em que ele estudava design gráfico, sentiu uma necessidade de comprometer-se com o seu sonho que era o de trabalhar em uma agência depois de ter ido, numa missão académica, visitar à Agência DDB onde viu a team em acção diante de máquinas e decidiu que era lá onde queria estar.
Anos se passaram, e concorreu para um programa organizado pela equipa da Design Talk (Mélio & Adelium) em parceria com a MFF. Nesse programa os participantes tinham que desenvolver uma identidade visual que reflectisse a cidade de Maputo.
Muito longe saber que é daquele local que tudo começaria a mudar, conheceu o Director Criativo e fundador da Agência Signus que interveio diante do seu trabalhado para dar feedback e parabeniza-lo. Anos depois Matateu Ubisse chamou o Azarias Hele para integrar a sua equipa, lá onde ele deu tudo de si até que depois de vários anos buscou novos desafios profissionais.
Conhecer Azarias foi, para nós, uma enorme surpresa porque para além da sua simplicidade, sempre demonstrou que não basta querer é necessário se comprometer para que se consiga o que quer.
4 Comentários
Magnifico...
ResponderEliminarÓtimo artigo! Fiquei impressionado com a profundidade das pesquisas e análises sobre o trabalho do Azarias Hele, por sinal meu colega da faculdade. É incrível ver como ele está contribuindo de forma significativa na área. Parabéns Dessign Informa pela cobertura detalhada e inspiradora!
ResponderEliminarMuito bom!
ResponderEliminarÓtimo artigo!
ResponderEliminarTenho o privilégio de estar lado a lado com o Azarias, ele é um grande profissional e com muito a oferecer no mundo criativo, parabéns Azarias.