Campanha-01-01

Melchior Ferreira - "MM foi um dos maiores challenges para mim e a team"

 

A team da Design informa teve o prazer de trocar ideias em forma de conversa com Melchior Ferreira, este que é também director criativo da CREATE e um dos responsáveis pela campanha mais recente da MM (melhor do mundo – 2M), acompanhe e fique sabendo mais. 

Saudações Melchior, é um prazer te receber na Revista design informa.

Obrigado, o prazer é todo meu!

Quem é o Melchior e como é que consolidou o nome no mercado sendo director criativo e designer gráfico?

Melchior é um jovem sonhador que trilhou o seu caminho com muita paixão… (risos), na verdade para ser sincero ainda não sei quem eu sou se for para resumir, estou em constante evolução e a única coisa que sei é de onde vim e para onde quero ir (gargalhadas)

Quais foram as dificuldades encontradas durante o processo de consolidação do seu nome no mercado.

Faz muito tempo na área, mais de 13 anos e a parte mais difícil durante o processo é ter a oportunidade de dirigir um projecto e para isso acontecer existe muito por provar, é naturalmente um processo que se tem que passar, aprender, ouvir com os mais experientes, mas também saber quando arriscar e o mais importante enjoyar o processo! Sem pressa, mas com consistência! 

Quais são as semelhanças entre um director criativo e um designer gráfico?

Um designer normalmente foca-se apenas no aspecto visual, em como vai fazer o design mais bonito e atrativo, é normalmente onde todos começamos, depois disso passa-se para director de arte onde para além dos gráficos e visuais também já pensa numa campanha 360 a partir do próprio conceito. Director Criativo engloba um pouco disto, mas com a componente de gerir uma equipa que precisa estar sempre motivada criativamente para que possa tirar o melhor de todos para criar o Masterpiece.

Podia explicar-nos a função e a responsabilidade de um director criativo?

Um exemplo que costumo usar são os produtores musicais, aqueles que ficam no back mas sabem muito bem o que a musica precisa para ser um sucesso, então vão falar com o guitarista “x” o saxofonista “y” e vão entregar a pessoa perfeita para interpretar (que são os que dão a cara) e dai sai o masterpiece que as vezes não sabemos quem está por trás.

Quais noções de design um director criativo precisa ter para poder executar melhor as suas tarefas e conseguir resultados impactantes?

Eu diria que um director de arte tem que entender ou ter usado pelo menos o básico de tudo que vai gerir, desde: designer, Art directors, copywriters, motion graphic designer, editors e colorists.

Só assim consegues passar melhor a visão a team.

A mais recente campanha da MM (Melhor do mundo) tem se mostrado um sucesso no país, podia descrever o processo de forma minuciosa até se chegar o resultado final?

MM foi um dos maiores challenges para mim e a team (Ivo, Domi, Marlon e Filipa). Ainda estou a prepara o making off completo e não vou spoilar muito ainda, mas o principal objectivo desta campanha era trazer de volta o orgulho moz. Com tantas coisas boas que temos ainda assim os Moçambicanos não tem orgulho de muitas delas, mas quando chega a 2M já existiam alguns comentários a exaltar a qualidade da cerveja, então nos já queríamos usar ou dizer que 2M é melhor do mundo mas não tínhamos “a razão” e lembro me que num dia desses depois de muita pressão para entregar estava deitado mesmo a acordar e foi aí que a ideia caiu, era tão óbvio e sempre esteve lá que “pummm” caiu me. Fui a correr para o job entusiasmado para ver se a team também sentia o mesmo e cheguei a CREATE e lembro que perguntava a todo mundo: sabes porquê 2M é Melhor do Mundo??? e todo mundo perguntava Porquê? E eu dizia bem confiante: Porquê tem 2 M’s. Pronto…ai começou tudo…

E sobre a campanha Desliza da Castle light?

O “Desliza” também saiu ao acordar, acho que as minhas horas mais criativas são essas. A campanha também foi jobada pela melhor team: Stacy, Domi e Valter no processo de Criação, mas o sucesso da campanha deve-se a toda nossa team da Create desde o digital até media.

Sabemos que trabalho de gente criativa é bastante exaustiva, que formas tem adoptado para manter a sua mente “fresh”?

Não levar a vida muito a sério, continuar a fazer o que te dá mais prazer, tentar sempre entender porque certas coisas fazem sucesso mesmo não sendo teu estilo. Na verdade, esse é o grande problema de muitos…fecham se no seu próprio mundo!

Qual é o trabalho que mais se sente satisfeito por ter realizado? 

São vários na verdade, mas os que me marcaram são: o Poko a Poko sai Muito, Number One, Desliza, Desliza na Life, Econsila, Tugueda, Full Flow e agora Melhor Do Mund

Deixe ficar alguma dica para os nossos leitores, principalmente os designers.

Enjoy the process! Faz por ti primeiro e não porque tens contas a pagar! Encontra alguém que admires e que te inspire. Desenvolve a tua linguagem única que mais ninguém consiga imitar.

O que tu mais gostas de fazer ás sextas-feiras depois do trabalho?

Bebeeeerrr (rajada de gargalhada)

Obrigado por dispor o seu tempo para contribuir na criação de conteúdos em Moçambique. 

Kanithanks pelo convite e também gostaria de agradecer aos meus mentores: João dos Santos, Miguel Rego, Luís Ramos, Mitchell Collinson e Cátia de Sousa que sempre puxaram por mim e me deram Oportunidades, a team dos Accounts que as vezes tem que safar nossas falhas criativas assim como os nossos clientes que arriscam nas nossas ideias malucas e a team toda da Create que vive o mesmo sonho!

Enviar um comentário

4 Comentários

Campanha-01-01